Rui cobra parceria do governo federal na segurança pública

Rui Costa
Alberto Coutinho/GOVBA
A necessidade de envolver o Governo Federal nas discussões sobre a segurança pública no País foi defendida, nesta sexta-feira (17), pelo governador Rui Costa, durante o IV Encontro de Governadores do Nordeste, que acontece durante todo o dia em Teresina, no Piauí. Rui destacou, durante seu pronunciamento, a importância de uma agenda mensal envolvendo estados e União a fim de serem tomadas decisões para combater a criminalidade e a criação de um fundo nacional para financiar os investimentos em segurança pública. 

“Na área de segurança, precisamos ter uma agenda de trabalho mensal, para pautar as questões objetivas que afligem os governadores, e uma resposta concreta do governo federal em relação ao que pode ajudar”, defendeu o governador. "Não podemos ficar estudando e debatendo os temas por períodos que nunca chegam ao fim. Precisamos de medidas concretas, que devem ser tomadas imediatamente. Minha sugestão é que a gente institua reuniões mensais entre os estados e o governo federal. Reuniões de trabalho, pra definir entre outras coisas, ações de controle, a compra e circulação de explosivos, da entrada de armas, do uso de celulares em presídios, entre tantas outras questões que podem ser resolvidas de imediato."

Rui lembrou que o governo baiano vem atuando de forma sistemática para combater a violência e citou, como exemplo de ação bem sucedida, a implantação de Bases Comunitárias de Segurança em locais críticos da capital e do interior. O governador também destacou a importância de o governo federal atuar mais diretamente junto às companhias telefônicas a fim de impedir o sinal de celular nas áreas de presídio, de onde, segundo ele, são dadas ordens para as organizações criminosas.